Atividade imprescindível para um processo de desenvolvimento de software, o levantamento de requisitos tem como objetivo obter produtos de software de melhor qualidade que satisfaçam às reais necessidades dos clientes dentro de prazo e orçamento adequados tornando-se, cada vez mais, um fator decisivo para um projeto de software bem qualificado, que atinge ou até mesmo excede as expectativas dos clientes.
Podem ser entendidos como uma função, restrição ou propriedade que deve ser fornecida, encontrada ou atendida para satisfazer às necessidades do usuário do sistema.
Por serem atividades bases do processo de desenvolvimento de software as falhas cometidas nas atividades de definição e validação de requisitos irão originar documentos de requisitos inconsistentes afetando as etapas seguintes de projeto, implementação e testes e gerando produtos de softwares de baixa qualidade.
Segundo Macoratti As principais causas para o fracasso dos projetos de software são: especificação de requisitos mal formulada e alterações constantes nos requisitos. Para Standish, 37% dos problemas que ameaçam os projetos estão relacionados com os requisitos. Além disso, nem todos os requisitos são criados da mesma forma, sendo muitas vezes visíveis e incrementados ao longo do processo de desenvolvimento.
A Norma ISO / IEC 9126 define seis características de qualidade de software que devem ser avaliadas:
-Funcionalidade (finalidade do produto);
-Usabilidade (esforço para utilizar, aprender o produto);
-Confiabilidade (frequência de falhas, recuperabilidade);
-Eficiência (característica relacionada ao desempenho);
-Manutenibilidade (esforço necessário para modificar);
-Portabilidade (capacidade de transferir o produto para outros ambientes).
Por não ter um modelo padrão para gerenciar requisitos podemos defini-los e adaptá-los de acordo com as necessidades do sistema. No entanto para o AcordeON os requisitos serão categorizados como funcionais (comportamentais) ou não funcionais (todos os outros).
REFERÊNCIAS:
- [http://www.macoratti.net/07/12/net_fer.htm]
- [http://www.brunobraga.com.br/2009/02/12/requisitos-nao-funcionais]
- Utilizando UML e Padrões , Craig Larman, 2° ed., Editora Bookman.
- Material disponibilizado para a matéria de Engenharia de Software na Uneb no semestre 2010.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário